sábado, 16 de janeiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte I - Fundamentos



Cap. III - A Escrita Musical


As notas musicais

chamamos de nota musical a mínima parte de um som a qual está atribuida uma única duração, amplitude, altura e timbre. Uma música é formada por uma sucessão de notas musicais e ausencias de notas musicais ao longo do tempo.
São sete notas musicais que por definição estão nomeadas como DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. Formando nessa ordem uma suceção crescente de alturas.

Curiosidade: Você sabe o por quê desses nomes para as notas musicais?

O Pentagrama

O pentagrama ou pauta é o lugar onde escrevemos as notas musicais. É formada por cinco linhas separadas por espaços por isso o nome de PENTAgrama. É nas linhas e nos espaços do pentagrama que escrevemos as notas musicais.

pauta ou pentagrama

Mas como saber qual a nota que está escrita na pauta??
Para que possamos identificar as notas no pentagrama precisamos de uma clave e muito treino!!!

A Clave

A clave é o sinal grafico que dá nome as notas. Na música contemporanea 3 claves são as mais utilizadas. A clave de Dó, de Fá e de Sol. A clave de dó já é pouco utilizada mas ainda pode ser encontrada em musicas um pouco antigas. Já a clave de Fá e de Sol são bastante utilizadas especialmente a clave de sol, que será o nosso foco, porque é nela que se registram boa parte dos sons da voz humana e um grande número de instrumentos populares.

Você deve ter percebido que é a clave de sol que está em nosso logotipo, certo?


Pois bem, a clave de sol da musica ocidental contemporanea e a clave de sol na SEGUNDA linha contando de baixo para cima do pentagrama. É lá que ela deve ser colocada e a segunda linha do pentagrama com esta clave devidamente colocada lá passa a ser a nota sol.

Mas e as outras notas, como ficam ??
Lembra da sequencia? dó, ré, mi, fá, SOL, lá, si  é só colocala nas linhas e espaços antes e depois do sol. Veja como elas ficam todas juntas:


 E na clave de fá, como que fica?? A clave de fá utilizada mais frequentemente é a clave de fá na quarta linha. é nessa clave que estão representados dos sons mais baixos como do contra-baixo elétrico. Veja como são escritas as notas na clave de fá:




 Percebeu o que aconteceu nessas claves?? o pentagrama na clave de sol não foi suficiente para escrevermos as notas do e ré e na clave de fá o si ficou de fora... e agora?? Para resolver esse problema usamos linhas e espaços suplementares.

Linhas e espaços suplementares

As linhas e espaços suplementares são usadas para registras notas cuja altura estão além do pentagrama tanto para mais alto quanto para mais baixo. Assim o pentagrama se torna infinito!


linhas e espaços suplementares superiores e inferiores
Veja então como fica o pentagrama extendido para a clave de sol:



É importante notarmos a relação de alturas entre as notas do pentagrama. A cada repetição de uma nota chamamos de oitava. Ou seja ao começarmos a subir ou descer o pentagrama a partir de uma nota para  encontrarmos  outra nota com o mesmo nome teremos percorrido 7 notas musicas e ela será a oitava nota. Vermos isso detalhadamente quando falarmos sobre intervalos.

Veja como podemos passar de uma clave para outra seguindo as notas de acordo com suas alturas:


as notas na clave de fá e sol
Um pianista utiliza essas duas claves para tocar seu instrumento. Durante a execução ele usa a clave de fá para a mão esquerda e a clave de sol para a mão direita.

O uso das claves tem haver diretamente com a altura das notas que soam.

E para matar sua curiosidade...

Foi o monge beneditino Guido D'Arezzo, que viveu no na primeira metade do século XI, o maior responsável pela notação musical que usamos até hoje. Suas principais contribuições são o solfejo - sistema de ensino onde as notas são cantadas, a notação de altura absoluta que vimos acima e o nome das notas musicais que foram retiradas das primeiras sílabas das frases de um hino cantochão a São João Batista. Além disso instituiu o idioma da música - o italiano, pois foi a lingua usada em seus tratados.

UT queant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum,
SOLve polluti
LAbii reatum,
Sancte Ioannes

Um comentário: