sábado, 16 de janeiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte I - Fundamentos



Cap. I - O Som

Chamamos de som o resultado da propagação de uma onda mecânica ao se estimular nossos ouvidos. Graças ao nosso ouvido podemos captar as vibrações que uma fonte sonora (fonte que produz o som) produzem no ar e destinguir características específicas do som. A FREQUENCIA, a AMPLITUDE e o TIMBRE.

O ruído

O ruído é um tipo de som cuja a sensação ao ouvido é desagradável. O ruído pode causar desconforto ou até mesmo lesão ao ouvido. O ruído geralmente provém de uma vibração aleatória ou não controlada tendo suas caracteristicas de frequencia, amplitude e timbre inapropriadas.

O Som Musical

Diferente do ruído o som musical provoca uma sensação agradável ao ouvido humano e é gerado por vibrações controladas e bem definidas do meio causadas pela voz ou pelos instrumentos musicas seguindo certas regras que estudaremos em breve.

As propriedades do Som

Altura

Chamamos de altura a propriedade do som que nos permite destinguir a velocidade de vibração de um som. A altura está relacionada com a FREQUENCIA de vibração do som. Quando um som é produzido com pouca vibração dizemos que ele é um som grave ou baixo, quando é produzido com muita vibração dizemos que é um som agudo ou alto.
Nota: perceba que baixo e alto não se relacionam com o volume que colocamos na tv, no rádio ou numa caixa de som.

Duração

A noção de duração está relacionada ao tempo que um determinado som estimula nossos ouvidos. Podendo ser curtos ou longos, exemplo

Amplitude

A amplitude ou intensidade do som é a própriedade pela qual percebemos quanto nossos ouvidos são estimulados. É ela que nos dá a noção de força podendo então o som ser forte ou fraco.

Timbre

O timbre é uma característica muito interessante no som. É através dela que percebemos e distinguimos diferentes fontes sonora. É o timbre que dá "identidade" ao som. Graças ao timbre percebemos os diferentes instrumentos numa banda mesmo quando estão tocando todos ao mesmo tempo. É pélo timbre que destinguimos também as vozes das pessoas.

Desta os sons musicais combinam as diferentes possibilidades sonoras para obtermos o resultado desejado: MÚSICA.

Cap. II - A Música

A música é arte de combinar os sons músicais de forma coerente segundo padrões de cultura e de época afim de transmitir ideias e sentimentos. Como arte a definição de o que é música é completamente subjetiva. Para se produzir música é importante observar certos fundamentos que estudaremos asseguir.

Os fundamentos da Música

A música tras em si tres fundamentos que estão conectados entre si. São eles:

A Melodia - entende-se por melodia a sucessão de sons musicais, de alturas musicais. De outra forma, podemos entender por melodia a parte da música que é cantada ou interpretada por um instrumento

O Ritmo - o ritmo é a relação que os diferentes sons da melodia tem com ao longo do tempo, bem como sua intensidade, ou seja, o ritmo está ligado com a duração dos sons que fazem parte da melodia.

nota: percebam a relação entre a melodia e o ritmo. Eles estão inevitavelmente relacionados. os mesmos sons de uma melodia com ritmo diferente nos fazem perceber uma música difrente.

A Harmonia - a harmonia é a combinação de sons simultaneos de modo a causar um efeito de profundidade, de preenchimento da melodia. Por exemplo é sobre a harmonia que um cantor executa a melodia de uma música.

A Escrita músical

A escrita musical tem como objetivo representar e perpetuar as músicas criadas pelos seus autores utilizando para isso uma linguagem própria que estudaremos em na próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário