sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Importância de Ser Pontual



A Paz de Deus a todos!!

Resolvi falar de um tema que atrapalha muito a vida de todos nós, a pontualidade. Por que é importante ser pontual? Como ser pontual nos dias de hoje?

Eu gosto muito de entender o significado das palavras, por isso cito tanto o dicionário... Então vamos ao significado de pontualidade:

  1. qualidade do que é pontual, rigoroso com o tempo.
  2. qualidade do que é pontual, relativo a um ponto, a apenas um tópico de discussão ou assunto.
Tomemos o primeiro significado. Sejamos rigorosos com o tempo! Ser pontual não é chegar exatamente na hora determinada. É mais além.

Quando temos uma hora determinada convém que cheguemos antes daquela hora prevista. Mas devemos tomar cuidado para não chegarmos muito antes. Sermos descontrolados com nosso tempo nos trás muitos inconvenientes. Quem gosta de ir ao médico e este atrasar meia hora? Ou daquela noiva que deixa todo mundo esperando por uma hora? Do mesmo modo quem nos espera também sofre com nossa impontualidade. Também não podemos deixar tudo para trás e chegar com uma hora de antecedência sempre, pois não sabemos se quem nos aguarda já estará pronto pra nos receber e isso também é ruim.

Ser pontual diz muito sobre a pessoa que você é. Pessoas organizadas, bem centradas e determinadas tendem a ser mais pontuais e a busca pela pontualidade pode fazer de você um pessoa melhor, tendo em vista que você vai procurar se organizar para administrar melhor seu tempo.

Quando temos hora marcada é muito bom que cheguemos pelo menos 15 minutos antes, mesmo que nossa presença seja anunciada ou só possa ser atendida no horário marcado. Quem se antecipa se prepara, quem se prepara estará a postos para as chances da vida como trabalho, por exemplo. E estará a postos para as coisas de Deus (Mt. 25, 1-13).

Então quando se é Ministro do Senhor é de se esperar que sejamos exemplo e modelo para a comunidade. Como conseguiremos isso sendo impontuais, fazendo com que as pessoas esperem? Se eu sou ministro de música posso eu deixar que minhas atividades fiquem prejudicadas? Se me atraso para a missa, por exemplo, farei com que a dinâmica da celebração fique prejudicada. Montarei o som as pressas, conversarei com o meu padre sobre os cânticos da celebração as pressas, e talvez não sobre tempo de passar os cantos com a comunidade antes da missa. Será que sobrará tempo para afinar meu instrumento, preparar minha voz?

Pontualidade é antes de mais nada sinal de respeito com quem nos espera e também conosco. É reconhecer a importância do outro. Ser pontual é uma forma de reconhecer o Cristo que há no outro.
Por isso organize-se! Prepare-se! Reserve tempo, calcule suas distâncias!  Se é longe esteja pronto a tempo, se é perto não se acomode para não perder o horário.

E então? Você vai deixar Deus te esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário