domingo, 24 de janeiro de 2010

Carismático ou Performático?


A paz do senhor!!

Ainda vivendo a esperança da primeira reunião de formação de 2010 me veio a seguinte pergunta enquanto dirigia a caminho do trabalho.
O que vale mais ser carismático ou performático??

Ainda recorrendo ao dicionário... performático seria aquele que faz as coisas pra se exibir, um esnobe. Mas o que é ser então carismático??

De forma simples sabemos que é aquele que possui carisma. Mas o que é carisma? Onde vende? Como conseguir??

Do dicionário:

  1. Atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança (naturais) derivadas de sanção divina; mágica; diabólica; ou apenas de individualidade excepcional.
  2. Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa.


Entende-se por carisma a capacidade de influenciar as pessoas. Sim, somos influenciados e influenciamos as pessoas que nos cercam, com as quais convivemos. E cabe ao cristão usar seu carisma para levar as pessoas a Deus.
Muitos de nós já nascem com um capacidade de influenciar, de impressionar, de agradar as pessoas isso é normal. Mas outros que não nascem ou não se percebe tão forte pode obte-la/consegui-la com fé, perseverança e esforço.
São Paulo nos diz que:
Há diversidade de dons, mas um só Espírito.
Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor.
Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.
I Coríntios 12,4-6

Pois bem, segundo a vontade de Deus para o bem da comunidade somos instrumentistas, cantores, compositores, leitores, salmistas para o mover e edificar a igreja.
Não deixemos que nossa vaidade sobressaia e passemos a assumir a postura de Pop-Stars desejando aplausos e fãs e esquecendo que nossas ações e nossas músicas devem glorificar o Senhor.

Por isso ao chegar para missa, para o grupo de oração, para a Adoração, para o louvor lembremos sempre das palavras de São João Batista: "É preciso que ele cresça e eu diminua".

Quando servimos a Deus nos tornamos o serviço, devemos executá-lo com a maior perfeição mas de coração livre de vaidades. De nada adianta ser o melhor musico do mundo se nossa música não salvar ninguém.

"Senhor fazei de mim, um instrumento de Vossa Paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário