terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O que se espera de um ministro de música?




Olá, pessoal!!!

           Nesta postagem venho colocar meu ponto de vista sobre um assunto já bastante discutido por praticamente todos os ministérios de música do Senhor mas que sempre parece um ponto fraco constante em nossos corações. O que se espera de um Ministro de Música? O que é ser um Ministro de Música? O que é um Ministério de Música?
Permitam-me começar com o que diz nosso dicionário para a palavra MINISTRAR:

Significado de Ministrar

v.t. Dar, fornecer, prestar, ministrar conhecimentos.
Administrar, conferir: ministrar um sacramento.
Apresentar, servir.
Sugerir, inspirar.

Sinônimos de Ministrar:
administrar, aplicar, dar, fornecer, prestar, propinar e servir

           Pois bem. Ministrar é um verbo. Como verbo entende-se o que expressa ação. O ministro é aquele que pratica esse verbo, essa ação. Um sinônimo interessante que resgatamos da definição é o verbo SERVIR, ou seja, o ministro se põe a serviço. Não a serviço da música mas sim a serviço do Verbo, a serviço de Deus. APRESENTANDO aos que ouvem todas as graças do Amor de Deus SUGERINDO mudança de vida e INSPIRANDO os corações a renderem-se ao Senhor através da música que se toca.
           Nosso povo é extremamente musical desde sua origem. A música toca as pessoas e sugerem posturas variadas dependendo do tipo de música que é tocada. Uma música triste nos leva a chorar a ficar pensativos enquanto uma música alegre quase sempre nos convida a dançar e sorrir . Cabe ao Ministro de Música canalizar a graça que lhe é "emprestada" pelo Altíssimo e tocar o coração das pessoas para levá-las de volta a Deus ou fazer que D'Ele não se afastem.
         É comum escutarmos as pessoas dizerem: "Ah! A música é para poucos." Mas eu digo: "Não! A música é para todos!". Ser músico não é um dom supremo, onde Deus aponta o dedo e diz: "Você será Cantor e você será um baterista, a este dou o dom de tocar a guitarra...". A música pode e deve ser aprendida e aperfeiçoada. O Dom de Deus está para nós como no Livro do Profeta Jeremias

“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”. Jr 1, 5.

           O ministro de música é um consagrado e um ungido pelo Senhor assim como foi Davi. ( I Samuel, 16).
Então quando somos chamados a tocar ou cantar isso já estava nos planos de Deus mesmo que nunca cantemos ou toquemos nada. Pois o Senhor não nos impõe Ele nos mostra o caminho.
Então o ministro de música na condição de consagrado e ungido não deve se afastar de Deus para que sua música seja pura e santa e possa tocar o coração das pessoas. Mas então quem é o ministro de música?
          O ministro de música é um servo do Senhor, que segue Suas palavras e se guia em Seus caminhos. É feito de Amor e Devoção ao Senhor Sacramentado e busca sempre estar em sintonia com o Senhor para que a Música de Deus flua através do talento que lhe foi confiado. O ministro de musica é 50% de unção e de técnica musical. Mesmo que estas tomem volumes diferentes devem sempre ter o mesmo peso em sua vida.
          É importante que se toque se cantem bem e com técnica para que a experiencia daquele que ouve possa ser a melhor possível.
          Mas o que se espera de um Ministro de Música? A comunidade tende a nos olhar e desejar ver em nós pessoas ligadas ao Senhor 'pois quem canta reza duas vezes'. Então não devemos desviar de nossa fé. Devemos sempre estar vigilantes como ordenou Jesus pois a música meche profundo dentro de nós e por sermos músicos possuimos uma sensibilidade diferenciada.
          Essa sensibilidade diferenciada quase sempre nos levam a desvios e dilemas perigosos. Como cantar, como se comportar e vestir?
          Não devemos deixar transparecer sensualidade com a voz nem com gestos, devemos ser retos sem perder a doçura. Pra isso é importante escolher roupas sérias, condizentes com nossa época e idade, mas sérias. Nada de exibir curvas nem músculos, hien?! As vezes a sensibilidade nos leva a querer estar perto do outro, a conversas e desconcentração que nos tiram o foco da missa, grupo de oração, adoração. É importante se esforçar para deixar esses momentos para depois, vigilância!
          Devemos ser exemplo. Por isso é importante a prática da oração, e do arrependimento (confissão). O ministro de música deve comungar nem que pra isso tenha que se fazer um revesamento durante a comuhão.
É importante ouvir a comunidade, cantar em tons que a assembléia possa acompanhar - nem muito altos nem muito baixos. A comunicação com a assembleia é essencial escolher cantos conhecidos (cuidado!) e de melodias agradáveis, missa não é show!
         O Ministro de Música deve ser obediente a Deus e ao sacerdote. Combinando com ele as partes que serão cantadas e o que será cantando durante essas partes.

O Ministro de Música não é um "Pop-Star" é somente um servo.

"Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz!"
Senhor, fazei de mim instrumento de Vossa música, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário