domingo, 3 de janeiro de 2010

O que você fez durante a virada do ano??



E aí? o que você fez na virada do ano?? Comeu lentilha? Vestiu branco? Deu pulinhos? Usou uma cor especial de roupa de baixo para atrair dinheiro, namorado(a) ou alguma outra coisa específica? Não?? Muito bem!! Parabéns!! Isso mesmo. A sociedade atual é repleta de superstições e crendices que não condizem a nossa condição de católicos, de discípulos de Jesus Cristo, de Filhos de Deus.
É muito comum conhecermos ou sabermos de pessoas que não saem de casa sem consultar "seu horóscopo", sem usar "sua cor do dia" e é ainda mais triste quando essas pessoas dizem professar a Fé Católica. Essas fugas as dificuldades da vida através desses artifícios nada tem a haver com os ensinamentos do Senhor Jesus.
No Evangelho de São Marcos cap. 10 versículos 17 a 27 vemos o jovem que se aproxima de Jesus indagando o que era preciso pra alcançar a vida eterna, Jesus lembra a ele que deve guardar os mandamentos ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’. De fato, por que se fazer escravo espiritual de superstições quando se pode ter a liberdade de espírito em Cristo?
Do mesmo modo não deve o cristão possuir elementos de outras fés como por exemplo imagens de Buda ou como na moda da antiga novela da televisão elementos da cultura hindu. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento” (Mt 22,37)
Esse mandamento, então, condena qualquer o politeísmo e as idolatrias. As vezes aceitamos conselhos para obter coisas materias como dinheiro e namorados, muitas vezes por inocencia. O que não percebemos ou não queremos perceber é que intrínseco a esses conselhos estão idéias que nos levam para longe de Deus nos tentando contra a sua vontade.
Cabe ao cristão deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, manter-se vigilante e em oração, praticar o perdão e a caridade. Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja sobre superstições e coisas desse tipo:

2111 - Atribuir eficácia exclusivamente à materialidade das orações ou dos sinais sacramentais, sem levar em conta as disposições interiores que exigem, é cair na superstição” (Mt 23, 16-22)

Ora, então não devemos fazer promessas a Santos? Sim podemos mas sem superstições ou fanatismos.

2147 - “As promessas feitas a outrem em nome de Deus empenham a honra, a fidelidade , a veracidade e a autoridade divinas. Devem pois, em justiça, ser respeitadas. Ser-lhes infiel é abusar do nome de Deus, e de certo modo, fazer de Deus um mentiroso” (1Jo1,10).

2101 - “Em várias circunstâncias o cristão é convidado a fazer promessas a Deus… Por devoção pessoal o cristão pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação, etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel”

Não devemos colocar nossa fé exclusivamente em práticas nem em objetos mesmo que sejam medalhinhas, terços, fitinhas. Aquele que faz uso desses objetos visando unicamente obter vantagem, esquecendo que eles são materializações de nossa fé e confiança no Poder de Deus os iguala a símbolos pagãos como figas, chifres e galinhos de arruda e caem na idolatria.

2138 - “A superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro Deus. Ela mostra-se particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia“.

Então daqui a 362 dias, quando 2011 chegar, lembre-se nada de pular ondinhas, roupa de uma cor para conseguir dinheiro, namorado, nada de sal grosso sobre os ombros para espantar o azar, nada de fazer figa, de bater na madeira, de cruzar os dedos... e lentilha só pelo seu valor nutricional mesmo. Ao invés disso tente algo como:

"Obrigado, Senhor, por mais um ano que se inicia. Guia-me em meus caminhos e aumenta em mim a fé e a caridade. amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário