quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música



A Paz do Senhor a todos!!

Como eu disse numa postagem anterior o ministro de música é 50% de unção e de técnica. A técnica vem com a teoria e com a prática. Quanto a prática só posso começar dizendo que pratique muito! Se for possivel 1 hora por dia, todos os dias. Quanto a teoria posso ajudar você a enteder um pouco então começo agora um série de postagens que pretendem ensinar as bases da Teoria Musical e um pouco sobre a História da Música que tanto se confunde com a da nossa Igreja.
Não sou professor nem sou instrumentista profissional.Comecei meus estudos musicais aos 14 anos dentro da Igreja sobre uma partitura da música Pelos Prados (lovemos n. 593) meu padrinho Ayala escreveu os nomes das linhas do pentagrama e me falou que entre elas se escreviam as outras notas. Foi a minha primeira instrução musical, 12 anos já se passaram desde então.
Assim comecei minha caminhada na música e na música catolica. comecei no teclado para ajudar Xande (Cantico Novo) a "dar conta" de todas as atividades musicais da paróquia. Aos 15 anos ao entrar no CEFET-PE conheci seriamente a flauta doce, meu primeiro instrumento de sopro, nas aulas de educação artística e ingressei no CPCMR onde estudei piano até os meus 17 anos quando parei de estudar música para me dedicar a faculdade. Mas a Música de Deus falou mais alto e agora estou de volta num novo instrumento o Saxofone - minha vocação musical.
Teclado, flauta doce, piano, saxofone e flauta transversal são os instrumentos que utilizo para louvar ao senhor.



SALMO 150
Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento.
Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita.
Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara.
Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta.
Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo que respira louve o Senhor!

Nesta série de postagens pretendo apresentar de forma simples os principais conceitos da música como:

Conceitos de Som, melodia, harmonia, ritmo
O Pentagrama e as figuras músicais
Claves, Compassos, Armaduras
Escalas e Acordes

E então? Vamos começar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário