terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte I - Fundamentos

A Paz de Deus a todos!!!
Vamo dar continuidade aos nossos estudos de teoria musical?

Cap. III A Escrita Musical

O tempo e a música


Como vimos anteriormente a Música e o Tempo estão interligados. O tempo na música é organizado através do Ritmo, com durações variáveis que dividem a música em padrões de sons e silêncios.
Na música ocidental, o Ritmo é o elemento primordial. O tempo na música é tão importante que merece uma área de estudo exclusivo que é a Rítmica.
O Ritmo é um elemento físico da música que põe todos na mesma sintonia e movimento. Sua unidade básica chamamos de Pulso.
A Pulsação é a ocorrência regular do pulso no tempo um após outro, é a batida em intervalos determinados e constantes.
1 Pulsação = 1 Tempo = 1 Beat (em inglês) que também podemos chamar de batida.
Dependendo da música a pulsação pode ser lenta ou mais acelerada a depender do estilo musical que está sendo executado. Ou seja cada música tem seu andamento, que medimos por bpm (batidas por minuto ou beats por minutos). Um canto de Glória ou de Paz tem um andamento geralmente mais acelerado que um Canto de Comunhão ou Ato Penitencial ressaltando aí a importância que o ritmo vem nos trazer na música.
Podemos utilizar, palmas ou batidas dos pés para marcar uma pulsação, você já viu um músico batendo o pé enquanto tocava, não? Mas o instrumento mais preciso para isso é o metronomo e seu uso é indispensável no estudo rítmico, ok?

Existem vários tipos de andamentos cada um com um nome correspondente que estão escritos em? Em italiano!!! é isso aí

Largo menos de 60 bpm
Larghetto entre 60 a 65 bpm
Adagio entre 66 a 75
Andante entre 76 a 105
Moderato entre 106 a 119
Allegro entre 120 a 170
Presto entre 171 a 199
Prestissimo acima de 200

Então além das diferenças entre as alturas dos sons musicais temos que marcar também a duração desses sons??

Isso mesmo! como vimos as alturas dos sons escrevemos nas linhas do pentagrama mas quanto tempo esse som é mantido no tempo também deve ser escrito na partitura. Através das figuras musicais.
São oito as figuras musicais que tem seus nomes também em italiano! que podemos deixar mais "brasileiro" para nós... e cada som musical tem um silencio de igual duração que chamamos de pausa. A figura a baixo mostra as figuras musicais, seus nomes e suas respectivas pausas...

- figuras e pausas musicais

Mas eu falei que eram oito e só tem sete na figura... é que caiu em desuso uma figura musical chamada breve que era a nota mais longa que nós tínhamos e sua figura era a da semibreve só que entre dois traços verticais |o|, mais ou menos assim. Mas se é a mais longa porque o nome é semibreve?

Da primeira a ultima na figura estão em ordem decrescente de duração (dá mais longa até a mais curta, certo?). Essa duração não é fixa mas as figuras guardam uma relação matemática entre si de 2:1 (dois para um) da figura anterior. Assim duas semifusas valem uma fusa, duas fusas tem a mesma duração de duas semicolcheias, que por sua vez duas semicolcheias duram o mesmo tempo que uma colcheia. Tá entendido?

Nota: se tomarmos a semibreve como referencia, não como tempo, ok?) teremos um valor de referencia para cada nota depois da semibreve que podemos ilustrar assim:

valor de referencia em relação a semibreve das figuras musicais


Algumas coisas importantes devem ser observadas como por exemplo as partes que compõem uma figura musical: Cabeça, Haste e Colchete. Por que umas regrinhas na hora de escrever uma nota no pentagrama devem ser observadas.

partes de uma figura musical

observamos facilmente, espero eu, que esta figura é uma colcheia, ela apresenta as 3 partes. Sua antecessora ou seu dobro, a seminima não possui colchete e sua sucessora ou sua metade, a semicolcheia, possui DOIS colchetes.

Agora vamos as regras:

notas que forem escritas...

1) até o segundo espaço, as hastes devem ser pra cima
2) na terceira linha, no caso o Si, a haste pode pra baixo ou cima
3) do terceiro espaço pra cima, as hastes devem ser pra baixo
4) mistas (por exemplo, uma abaixo da terceira linha e outra acima) pode-se colocar a linha
(unindo os colchetes) pra baixo ou cima.
5)Para cima, a haste tem que ser do lado direito. E pra baixo, a haste deve estar no lado
esquerdo.

Muita regra? Com tempo agente se acostuma. A figura a seguir dá mostra a aplicação de todas elas:


como devemos escrever as figuras no pentagrama


 Bem pessoal por enquanto ficaremos por aqui. no próximo tópico sobre teoria musical veremos como podemos alterar a duração de uma nota musical e o conceito de compasso, ok?

A paz de Deus a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário