quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte I - Fundamentos


A Paz de Deus a todos!!
Não perca o compasso, hein!? Mas o que é compasso mesmo?

O Compasso

Chamamos de compasso um grupamento de pulsos sobre os quais desenhamos o ritmo. Complicou??
O compasso é indicado por dois números e se repete ao longo do trecho musical, separado por Linhas Divisórias respeitando o tempo da música. Esses numeros são escritos na forma de fração, por exemplo 3/4, onde o numerador indica a quantidade de pulsos dentro do compasso, neste caso três e o denominador a figura que valerá um tempo (pulso), neste caso a seminima. A essa fração chamamos de fórmula de compasso, e dizemos que é um compasso 3 por 4.
.
Fórmula de Compasso
Existem outras formulas de compasso como 4/4 (4 por 4), 2/4, 2/2, 6/8, 12/8... e seguem a mesma fórmula (regra) descrita acima. Num compasso 4/4 são agrupados 4 tempos por compasso e a unidade de tempo também é a seminima.

nota: na musica contemporanea a semibreve é a maior figura musical admissível para representar uma unidade de tempo

A tabela abaixo fornece as figuras utilizadas de acordo com o denominador contido na fórmula de compasso. Para cada denominador corresponde uma das figuras que vimos na ultima postagem:

figuras de compasso

Alterando o valor de uma figura de compasso

O valor de uma figura pode ser alterado utilizando para isso dois recursos são eles: O ponto de aumento e ligadura.

O ponto de aumento > é um pequeno ponto colocado ao lado da cabeça de nota. Ao ser inscrito, tal ponto acrescenta metade do valor daquela nota dentro de um compasso. Se uma figura (sem ponto) vale por um tempo dentro do compasso ao ser colocado o ponto esta figura valerá por 1 1/2 (um tempo e meio) se outra figura vale dois tempos sem ser pontuada, ao ser pontuada valerá por 3 tempos. Na figura abaixo observe as figuras apontadas em vermelho. Na coluna ao lado direito de cada uma temos sua equivalencia em figuras imediatamente mais baixas. Observe o efeito de aumento de figuras (de tempo) causado pelo uso do ponto de aumento.

emprego do ponto de aumento


A ligadura de valor > é um sinal gráfico usado para unir duas figuras de mesma altura dentro de um compasso ou entre compassos cuja a função é produção um unico som com duração igual a soma das figuras envolvidas.

nota: a ligadura é um sinal em forma de arco. Existem vários tipos de ligaduras representadas pelo mesmo sinal gráfico (uma linha curva) que produzem efeitos diferentes dentro da música. Por enquanto quando falamos de ligadura trata-se exclusivamente de ligaduras de valor (as figuras ligadas DEVEM ter a mesma altura).

A figura a seguir mostra o uso da ligadura de valor:

ligadura de valor

Bem, amigos, com este tópico terminamos a primeira parte de nosso curso. Fundamentos de Teoria Musical, onde aprendemos sobre o som, o pentagrama, as claves, as notas musicais, as figuras e as pausas, o compasso, o ponto de aumento e a ligadura. Na proxima parte que chamarei de ENTENDENDO A MÚSICA veremos como podemos combinar esses elementos para ler e escrever música. Aguardo seus comentários e até a proxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário