domingo, 7 de fevereiro de 2010

É Carnaval!!!



A Paz de Deus a todos!!

Já é carnaval nos quatro cantos do Brasil, a maior festa popular do nosso país que cada vez mais a comemora mais cedo. Podemos dizer que o carnaval deveria ser uma festa voltada para o religioso, pois sua origem remonta a instituição da Semana Santa após um periodo de 40 dias de jejum, a quaresma, pela Igreja.
A Festa da Carne foi criada para oferecer um dia de diversão antes de 45 dias de jejum, penitência e oração antes da páscoa. Mas infelizmente, com a sociedade que temos hoje já dura quase um mês. Não seria problema se não fossem os excessos.
Durante o carnaval baixamos a guarda para muitos pecados. Entre eles a luxúria e a gula (pecados capitais) além de que para o brincante fica fácil esquecer mandamentos importantes como amar a Deus e ao próximo, não cobiçar ou não pecar contra a castidade.
Sem esses execesso é lícito brincar o carnaval? Eu diria que sim. Mas é possível no meio da folia lembrarmos de tudo isso? Como cristãos é de se esperar que sim. Devemos ser cristãos 24h por dia 365 dias por semana, não podemos nos 4 dias de carnval deixar isso de lado em nome da diversão. Existem aqueles que para não se arriscar passa esses dias de caranval em retiros e acampamentos em diversas igrejas e comunidades de aliança em nossas dioceses. O que é válido.
O que não podemos mesmo é pecar. Nada de bebedeiras, de "romances de carnaval", nem de usar simbolos de nossa fé como fantasias, hein? Por exemplo se fantasiar de padre, de monge, de bispo, de freira, do Papa, de Jesus não deve ser feito. Pois o clima de irreverência e descontração do caranval levam a zombaria dessas figuras(não a fantasia mas o do que se fantasia) o que já passaria a blasfemia. E aí daquele que blasfemar contra as coisas de Deus( Mc 3, 28-30).
Então, imitando a máxima: "Aprecie com Deus no coração!". Lembre-se de que o carnaval é uma festa que deve nos preparar para Deus e não nos separar.
Diga não a violência, as drogas a tudo que for mundano e viva a diversão!

Ah! já ia esquecendo... também não vale brincar na quarta-feira de cinzas, hein? Lembre-se é quaresma, um tempo de conversão e preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário