quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quaresma - Tempo de Conversão


A Paz do Senhor a todos!

Passado o Carnaval mas uma vez é chegada a quaresma, o período de quarenta dias que antecede a Semana Santa e nos prepara para vivermos com Cristo a sua Páscoa.
Quarenta dias também nos lembram a preparação de Cristo no deserto para os três anos de pregação ao povo judeu que culminou em sua morte e ressurreição, onde lá foi tentado por Satanás.

§540 A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias o oposto da que lhe propõe Satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. E por isso que Cristo venceu o tentador por nós: "Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado" (Hb 4,15). A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto.
  
Assim como foram também 40 os dias que os hebreus caminharam no deserto após ofenderem ao Senhor aos pés do monte santo para que toda aquela geração se passasse e tudo fosse purificado. A Igreja nos convida a purificação.

§1438 Os tempos e os dias de penitência ao longo do ano litúrgico (o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, à partilha fraterna (obras de caridade e missionárias).

E mais uma vez a CNBB e as Igrejas do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) lançam a Campanha da Fraternidade, este ano ecumênica por isso a participação do Conic, com o Tema Economia e Vida - Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24).
A Campanha da Fraternidade Ecumênica já aconteceu outras duas vezes, em 2000 e 2005. A CF-2010 tem como objetivo geral ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida. Além do objetivo geral, outros cinco objetivos específicos fazem parte da Campanha.
O ato de nacional de abertura será em Brasília e consta de uma coletiva de imprensa, às 14h, na igreja Luterana (Quadra 406/Sul), e de uma celebração ecumênica, às 19:30h, no Santuário Dom Bosco.

Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

Objetivos específicos:

1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.


Você pode baixar as partituras dos principais cantos da CF-2010 clicando aqui.

fonte: CF-2010 - www.cnbb.org.br, partituras: www.cantemos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário