segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte II - Entendendo a Música


A Paz de Deus a todos!!

Vamos começar agora a segunda parte de nosso curso de teoria musical para ministros de música. A partir de agora aprenderemos como são utilizados os elementos que aprendemos na primeira parte para fazer música.

Para começar vamos continuar a estudar os compassos. Não perca o seu e vamos em frente!!

Na primeira parte aprendemos o que é compasso, suas fórmulas e figuras. Agora veremos os tipos de compassos e como as notas se comportam em função do ritmo dentro de cada um.

Compassos quanto a pulsação:

Quanto a pulsação podemos classificar os compassos em:

Binário- quando possuem duas batidas por compasso. Exemplo 2/4, 2/2
Ternário - quando possuem três batidas por compasso. Exemplo 3/4
Quaternário - quando possuem quatro batidas por compasso. Exemplo 4/4

lembrando que é o numerador da fórmula de compasso que nos diz a quantidade de pulsações.

Tipos de Compassos


Compasso Simples


Dizemos que um compasso é simples quando, de uma forma prática, seu numerador é 2, 3 ou 4. Podemos também dizer que um compasso é simples quando a figura de compasso é uma figura simples, ou seja sem ponto de aumento ou ligadura.
São ainda compassos simples os compassos com numerador 5, 7... porém menos comuns. Estes são subdivididos em duas pulsações menores como binário e ternário para o 5 e ternário e quaternário para o 7.

Compasso Composto


Do mesmo modo que no compasso simples, chamamos de compasso composto aquele compasso cujo numerador é 6, 9 ou 12. Podemos dizer também que o compasso composto é todo aquele cuja figura de compasso é uma figura pontuada ou ligada. Para determinarmos a pulsação de um compasso composto dividimos o numerador por 3 e o denominador por 2. Assim um compasso 6/8 teríamos após a divisão 2/4 resultando assim uma pulsação binária.

A barra de compasso


Como você já deve ter percebido um compasso é delimitado por linhas verticais que chamamos de barra de compasso ou linha divisória. Ao ser atingido o limite de pulsações estabelecido na formula de compasso o uso da barra é obrigatório. Tornando assim a musica mais clara e organizada.

Observe o exemplo sobre o inicio do Hino da Campanha da Fraternidade 2010. O compasso estabelecido é um compasso 2/4 portanto um compasso simples com duas pulsações onde a unidade de tempo é a figura que vale 1/4 da semibreve, ou seja a seminima. Logo a cada duas pulsações teremos uma barra de compasso. Observe

exemplo de compasso simples

Nos ultimos compassos do hino podemos observar claramente o emprego da figura de compasso e da figura de tempo. Observe:

 
figura de de tempo e figura de compasso

Observe que no ultimo compasso a barra de compasso é seguida de uma barra mais forte, mais "grossa", esse representação nos indica que a música chegou ao fim e chamamos as duas barras de barra de final.

A seguir colocarei um trecho de uma música também da CF 2010 que está escrita em compasso composto. Você é capaz de fazer a mesma análise que fizemos anteriormente, no compasso simples?


 
Lembre da regra! Se dividirmos o numerador por 3 e o denominador por 2 chegaremos ao tipo de pulsação que é binária. Então dizemos que é um binário composto. Se é binário tem dois tempos.
Você pode ver o compasso onde é utilizado somente a unidade de tempo? E qual seria a Figura de compasso?

Vamos exercitar, certo?? Divida os compassos a seguir utilizando barra de compasso de acordo com a fórmula de compasso indicada:

lembrem-se de que as pausas tem valor idêntico ao de sua figura corresponte, ok? Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário