sábado, 22 de maio de 2010

Vinde, ó Espirito Santo!!



Vinde, Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor o vosso Espírito, e tudo será Criado, e renovareis a face da terra.
Ó Deus, que instruistes os vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso, Amém.
Salmo 50

8.Não obstante, amas a sinceridade de coração; infunde-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.
9.Aspergi-me com um ramo e ficarei puro; lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.
10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes.
11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai.
12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.
13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso Santo Espírito.
14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa.
15.Então, aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores.
16.Deus, ó Deus, livrai-me da pena deste sangue derramado; E a vossa misericórdia a minha língua exaltará.
17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie os vossos louvores.

 Estamos as vésperas da Solenidade de Pentecostes. Quando Deus enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre a Virgem Maria. Naquele dia se comemorava em Jerusalém as festividades da colheita do trigo em que se festejava o recebimento das Tábuas dos Dez Mandamentos por Moises no Monte Sinai cinquenta dias apos a a saída do egito. O Pentecostes cristão ocorre cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, ou seja cinquenta dias após a Páscoa. Pentecostes significa 50 dias.
Naquela ocasião estavam em Jerusalém, por causa da festa, judeus de várias partes do mundo bem como seus convidados não judeus. E eles ficaram maravilhados com os apóstolos pois todos eram homens simples e falavam de Jesus em vários idiomas falados no mundo na época de Jesus.
Começou assim o tempo do Espírito e o tempo da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário