domingo, 14 de março de 2010

Teoria Musical para Ministros de Música Parte II - Entendendo a Música


A Paz de Deus a todos!

Tempos de um compasso, síncopa, contratempo e Valores Irregulares

     Como vimos anteriormente um compasso é um conjunto determinados de pulsos. Esses pulsos (tempos) dentro de um compasso são subdivididos em fortes, meio fortes ou fracos.
     Num compasso binário (2 tempos) temos o primeiro tempo forte e o segundo fraco. Já num compasso terciário temos o primeiro tempo forte e os dois seguintes fracos. Num compasso quaternário por sua vez temos o primeiro tempo forte, o segundo fraco, o terceiro meio forte e o quarto tempo é fraco.
     Observamos que todos os primeiros tempos dos compassos são fortes. E é dessa maneira que, ao ouvir uma música, identificamos o início de um compasso. Observe nas musicas que você escuta, há um momento que a bateria bate mais forte e outros onde ela é mais suave.
     É importante saber que uma música pode não começar no tempo forte, e nem mesmo no segundo tempo, chamamos este caso de anacruse, onde os tempos que não foram utilizados neste compasso inicial serão completados no último compasso. Veja o exemplo:

Exemplo de anacruse

Síncopa

     A síncopa é uma acentuação rítmica sobre o ritmo original. Como Assim??
     Os tempos fortes e meio fortes são tempos ditos acentuados. Então como regra: "Acentua-se o primeiro tempo de cada compasso." Então quando da acentuação de um outro tempo que não o tempo forte temos uma síncopa.
     Em resumo a síncopa é a transferência da acentuação do tempo forte para um tempo fraco. E é muito empregada em nossa música popular. Vejamos um exemplo na música Amigos Pela Fé da Banda Anjos de Resgate.


Exemplo de Síncopa

     Observe que o terceiro tempo do compasso destacado (meio forte) é "emendado", sincopado,  ao segundo tempo do compasso pelo uso da ligadura de aumento e o primeiro tempo do compasso seguinte (forte) é por sua vez sincopado, ao quarto tempo do compasso anterior.
O uso da síncopa fornece um ritmo diferenciado a música e fornece um balanço "bem brasileiro" a música. Não que a síncopa seja uma exclusividade de nossa música.

Contratempo

     O contratempo não é uma síncopa.(rss) Ele é caracterizado pela ausência do som do tempo forte e/ou meio forte de um compasso, esses tempos são substituídos por pausas. Vamos usar o mesmo exemplo para demonstrar um contratempo na musica (introdução) do Anjos de Resgate.


exemplo de contratempo

Valores Irregulares

      Chamamos de valores irregulares as figuras que fogem a relação de 1:2 (um para dois) das figuras que já vimos e passam a ser representadas por várias figuras que substituem outras figuras da mesma espécie. Ou seja dividimos uma figura musical por outro valor que não por 2. Essas figuras são chamadas de quiálteras onde as trêsquialteras e seisquialteras são bastante utilizadas.

     Nas trêsquialteras a mais utilizada é a tercina onde três colcheias substituem duas colcheias. Ou seja, num compasso 4/4, por exemplo, a tercina tem o valor de um tempo. Representamos as quiálteras com o uso de um colchete unindo as notas e sobre esse colchete o numero de figuras que estamos utilizando.

No exemplo a seguir observe a notação das quiálteras e como elas preenchem o compasso:

valores irregulares

     Observando o exemplo vemos que no primeiro compasso a tercina tem o valor de uma seminima, ou de duas colcheias, ou seja de um tempo. No segundo compasso cinco semicolcheias valem o tempo logo estas 5 colcheias substituem 4 semicolcheias que valem a seminima, a unidade de tempo do compasso 4/4. E você? Consegue analisar o terceiro compasso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário