quarta-feira, 24 de março de 2010

A Semana Santa



A Paz de Deus a todos!!


O catecismo nos ensina que:

§1085 Na liturgia da Igreja, Cristo significa e realiza principalmente seu mistério pascal. Durante sua vida terrestre, Jesus anunciava seu Mistério pascal por seu ensinamento e o antecipava por seus atos. Quando chegou sua hora, viveu o único evento da história que não passa: Jesus morre, é sepultado, ressuscita dentre os mortos e está sentado à direita do Pai "uma vez por todas" (Rm 6,10; Hb 7,27; 9,12). É um evento real, acontecido em nossa história, mas é único: todos os outros eventos da história acontecem uma vez e depois passam, engolidos pelo passado. O Mistério pascal de Cristo, ao contrário, não pode ficar somente no passado, já que por sua morte destruiu a morte, e tudo o que Cristo é, fez e sofreu por todos os homens participa da eternidade divina, e por isso abraça todos os tempos e nele se mantém presente. O evento da cruz e da ressurreição permanece e atrai tudo para a vida.
É durante a Semana Santa que vivenciamos em comunhão com a Igreja, de forma intensa, esse sacrificio que se repete todos os dias em nossos altares, em nossas vidas. É durante "A Grande Semana" que se manifesta o momento máximo de nossa fé, a Páscoa e o mistério de nossa salvação pela paixão, morte e ressurreição de Jesus.
É preciso que vivamos com fé essa semana, a semana mais importante do ano, viva com espírito de verdade. Não se entregue a festas e comemorações sem sentido, shows, eventos e sobre tudo ao pecado veiculado pela mídia, entregue essa semana a Deus.
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos e termina no Sábado de Aleluia. Na Semana Santa a Igreja nos convida a viver os últimos dias de Jesus no meio de nós e meditarmos sobre tudo que ele fez e ensinou naqueles dias, vivenciarmos seus sentimentos nos ajudam a compreender seu plano de salvação, a sermos obedientes a vontade do pai, mesmo que isso nos leve a morte pois como Cristo a venceu, nele seremos santinficados.

Domingo de Ramos

36E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. 37Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. 38Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” 39Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!” 40Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.  (Lc, 19, 36-40)
.
No Domingo de Ramos, Jesus entra triunfante em Jerusalém para a festa da páscoa. Porém, ele está ciente de tudo quem tem que fazer e do destino que lhe aguarda. No domingo de Ramos o evangelho de Lucas que é lido antes da procissão nos trás uma mensagem de alegria e também de obediência. Jesus sabia que seria preso, julgado e condenado se entrasse em Jerusalém naqueles dias pois, o que o Pai lhe instruia humilharia todos os ímpios que dominavam a sociedade. Mas ele nos mostra que devemos seguir a vontade de Deus sem vacilar.

Já durante a celebração, na Liturgia da Palavra, a Igreja nos antecipa o que estaria por vir nos dias de Jesus.

14“Vós me trouxestes este homem como se fosse um agitador do povo. Pois bem! Já o interroguei diante de vós e não encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais; 15nem Herodes, pois o mandou de volta para nós. Como podeis ver, ele nada fez para merecer a morte. 16Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.
18Toda a multidão começou a gritar: “Fora com ele! Solta-nos Barrabás!” (Lc, 23, 14-18)

 Humilhado, julgado por aqueles que dias antes O aplaudiam e exultavam a Deus por seu nome. Jesus vê-Se agora sozinho. Mas por sua paixão e morte ele nos livrará de todo o pecado.


Segunda-Feira Santa


6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. (Is 42, 6-7)


Deus mostra, através de Isaías,  quão grandioso será o Seu Salvador, o seu filho amado, Aquele a quem Ele toma pela mão, Aquele quem vem cheio de poder e glória.


3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. (Jo 12, 3-8)

No evangelho da Segunda-Feira Santa vemos Lázaro, o ressuscitado,  como sinal de esperança e fé no Redentor do Mundo, Jesus que ao ressuscitar Lázaro prova que não só é Senhor da Morte como também o Senhor do Tempo, pois Lázaro já cheirava mal. E por isso muitos creram Nele. O evangelho vem mostrar que o do diabo age com pre-meditação, observada na reação de Judas Iscariotes - o ladrão. Então Jesus revela mais uma vez que seu tempo neste mundo estava acabando, que era preciso que não se perca a fé em sua divindade. 


Terça-Feira Santa


1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. (Is 49, 1-3)

31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. 
(Jo 13, 31-33, 36-38)

Isaías, profetiza Jesus, o único messias, por meio de quem Deus se glorificará. Jesus a "Espada Afiada", o Verbo de Deus que abrirá por meio de suas palavras feridas profundas no comportamento da humanidade e sua cicatriz será o sinal eterno de nossa salvação. Vemos no evangelho da Santa Ceia a revelação que Jesus faz aos seus discípulos que é sobre Ele que Isaías falara aos seus pais outrora. E vemos mais uma vez Jesus alerta que Seu Reino não é neste mundo e que será preciso a morte (no tempo de Deus, hein?), a páscoa, para que O possamos seguir. É preciso antes de tudo coragem, pois Jesus sabia que ante a ameaça da morte Pedro, como tantos outros, vacilaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário